Dúvidas Frequentes

Contato

Em nossos canais de atendimento:
Whatsapp +55 51 997210614
Por email: comercial@viagenstripdacriss.com.br

Não temos atendimento presencial, mas estamos disponíveis no Whatsapp para sanar suas dúvidas.

Instruções da Viagem

Claro, você só estará sozinho até subir no transporte. Terá muitas oportunidades de fazer muitos amigos, com certeza!

Protetor solar, óculos de sol, repelente para mosquitos, e, caso faça uso de algum medicamento coloque na mochila. Água para se manter hidratado (a), e demais itens que entenda ser de sua necessidade.
Importante: sempre verifique o tempo de sua trilha e o nível de dificuldade da mesma, tendo esta informação, você conseguirá calcular o que mais irá precisar. Caminhadas longas, o ideal é não levar muito peso.

Você não precisa comprar aquele tênis mais caro para corrida. Mas, você precisa de um tênis de caminhada confortável e adequado para o seu pé. Nada de usar sapatênis, Allstars ou semelhantes.
Não usar tênis novo para a caminhada, ele deve ser “amaciado” durante os treinos para não machucar seus pés ou fazer bolhas. Também, não use aquele tênis tão velho que possa perder a sola no trajeto.
A utilização de roupas leves e confortáveis que não atrapalhe durante o trajeto. Bonés/chapéu e óculos de sol são indicados para proteção de raios UV.
Em períodos de calor, a utilização de camisetas de manga longa para proteção da pele é bastante indicada, desde que sejam de material leve e de fácil transpiração – além de proteção contra mosquitos (muito comuns no verão).
No inverno é importante se proteger com o que chamamos de Sistema de três camadas. Onde há uma camada de segunda pele, aquecimento e corta-vento.

Procure usar roupas leves e confortáveis, além de tênis próprios para caminhadas ou botas de trilha que já tenham sido usadas, evitando sapatos novos, chinelos, sapatos com solado escorregadio e calças jeans. Se o destino incluir cachoeiras ou travessias na água, leve roupas e calçados extras para trocar ao final da trilha.
Carregue uma mochila pequena contendo toalha, boné, filtro solar, repelente, água, suco ou isotônico e lanches. Em alguns roteiros, não há locais para alimentação, então é essencial levar seu próprio lanche.
Sugestões de alimentos: frutas, sanduíches, salgados, bolachas doces ou salgadas, chocolate e barras de cereal.

A cada roteiro de caminhadas e trilhas temos na descrição:
-O nível de dificuldade
-Detalhes do trajeto
-Informações gerais
Leia com atenção a descrição da viagem e em caso de dúvidas entre em contato com nosso atendimento via Whatsapp.

Níveis de Dificuldade

A Trip da Criss classifica suas atividades em 8 níveis:

1 Lazer: sem esforço, ideal para todos.
2 Fácil: basta vontade de realizar a atividade, desde que não haja problemas de saúde.
3 Moderado: pode exigir algum esforço, mas sem contra-indicação.
4 Exigente: vai exigir um pouco de esforço, subidas ou descidas fortes, talvez escadas ou terreno íngrime que exija uso das mãos. Cuidado: este é o nível que não é mais para iniciantes ou voltando de lesão.
5 Desafiador: um bom preparo físico é necessário ao participante – não é para iniciantes.

Formas de Pagamento, valores e promoções

A Trip da Criss oferece várias formas de pagamento para você comprar seu roteiro: Por meio de cartão de crédito Visa, Mastercard, Elo, American Express, Hipercard e Diners Club, podendo parcelar em até 12x ( verificar taxas de juros no ato da simulação) ou por PIX.

Nas viagens de Bate e Volta, crianças de até 4 anos e 11 meses até a data da viagem tem a isenção do valor dos itens inclusos na trip, desde que estejam acompanhadas de 01 adulto pagante e sejam transportadas no colo. Mesmo que a criança seja isenta de pagamento, esta deve ser informada na lista de passageiros do ônibus, desta forma seu Check-In é obrigatório até 48h antes da viagem.


Nas demais viagens nacionais (com hospedagens), crianças de até 4 anos e 11 meses até a data da viagem pagam 50% do valor do pacote, desde que estejam acompanhadas de 01 adulto pagante e sejam transportadas no colo.


Nas viagens internacionais a isenção ou desconto para crianças não se aplica, pois os fornecedores exigem que todos os passageiros tenham sua devida reserva, independente da idade. Portanto, o pagamento é do valor integral.
* Verificar a Documentação Obrigatória para viagens nacionais e internacionais com menores de idade.
*Em viagens nacionais de ônibus os documentos para viajar com crianças (menores de 12 anos) são: carteira de identidade ou certidão de nascimento original e documentos dos adultos responsáveis.

Confirmação de compra

Caso não localize o e-mail em sua caixa de entrada, verifique se o mesmo está na pasta de Spam ou Lixo Eletrônico.
Se não recebeu nosso e-mail, basta acessar a ÁREA DO VIAJANTE e clicar em Pedidos, lá você encontrará os detalhes da sua reserva.
Caso ainda tenha alguma dúvida relacionada ao seu roteiro adquirido, poderá entrar em contato com nossa equipe: WhatsApp +55 51 997210614.

Trocas

Não, conforme as especificações da Política de Cancelamento divulgada no rodapé da página, enviada para o seu e-mail no ato da compra e também disponível com campo de marcação dentro do processo da compra.

Embarque

Sempre haverá uma placa na porta do transporte com o logo da Trip da Criss e nome da viagem.Será enviada uma foto no grupo de Whatsapp usado para comunicação, além de que, nosso guias altamente treinados irão descer dos ônibus e informar o destino do mesmo.

No momento do embarque, o viajante deve ter em mãos o documento original válido, declarado no Check-In. A não apresentação do mesmo impede o embarque. Confirme com antecedência na Área do Viajante as informações da sua trip, como a documentação necessária para seu tipo de viagem, seu endereço e horário de embarque e demais informações importantes.
Compareça ao local de embarque com no mínimo 30 minutos de antecedência.
Em quaisquer tipos de viagem, o embarque e desembarque são permitidos somente nos pontos especificados os quais são informados no grupo de whatsapp de cada viagem.

Separe seus documentos pessoais. é obrigatório apresentar pelo menos um documento de identificação com foto. Entre eles, você pode optar por:
1) RG Original ou cópia de Cartório autenticada. O RG deve estar em bom estado e dentro da validade.
2) Passaporte válido
3) CNH Carteira de Habilitação
OBS: O documento que você colocar no check in, é o mesmo que precisará portar no embarque.

Reserva de assentos

Por parte do cliente não. Mas, a Trip da Criss por entender ser prioridade sentarem juntos casais, idosos e adultos acompanhados por crianças, está realizando um projeto piloto de marcação de lugares.
Ou seja, você realiza sua compra pelo nosso site normalmente, no momento que a lista de passageiros estiver sendo confeccionada, a Trip da Criss para comodidade dos passageiros irá realizar a devida separação e no momento de entrar no ônibus, o guia irá informar o lugar designado.

Tipos, serviços, normas do transporte

Viajamos de ônibus, micro-ônibus e vans. Tudo depende do tipo de roteiro e do número de participantes. Os ônibus são categoria turismo com poltronas mais confortáveis, ar condicionado, e banheiro. Micro - ônibus e vans possuem poltronas confortáveis. Para viagens longas, os ônibus são categoria turismo semi-leito com poltronas reclináveis, ar condicionado, descanso para as pernas, água, banheiro. Por questões regulamentares (lei federal), é proibido o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros no ônibus.

Nem todos os ônibus irão possuir USB para utilização. A notícia boa é que a grande maioria possui.

Bagagem de mão e malas

Leve na bagagem de mão somente aquilo que não puder ficar sem: itens básicos para higiene, uma muda de roupa, remédios, lanches.
Aconselhamos não ultrapassar 5kg e somar mais do que 115 cm em comprimento, altura e largura. A bagagem de mão deve ser pequena para caber no compartimento do ônibus.

Fique ligado: leve consigo também um cobertor leve tipo manta, tampões de ouvidos, tapa-olhos e travesseiro de pescoço para que tenha uma viagem mais confortável.
É proibido carregar objetos cortantes ou perfurantes (tesouras de unha, canivetes, etc.), ferramentas, substâncias inflamáveis, entre outros na bagagem de mão.

Em viagens internacionais, não é permitido o transporte de alimentos perecíveis em embalagens abertas ou fechadas, derivados de leite e frutas. Esses itens podem ser descartados pelos fiscais e policiais em diversas aduanas brasileiras e estrangeiras.
Não possuímos carregadores de malas e o bagageiro do ônibus será aberto somente nas ocasiões informadas no roteiro.

Hospedagem

Priorizamos hospedagens bem localizadas e com o melhor custo x benefício. As acomodações são coletivas e mistas. A divisão oficial dos quartos será realizada pela área administrativa, antes da viagem, e disponibilizada no grupo de whatsapp.




Podemos encontrar quartos diferentes uns dos outros em termos de qualidade e quantidade de camas. Não garantimos a satisfação geral de todos. Qualquer situação relacionada a instalações, higiene e/ou outros pontos referentes à hospedagem, devem ser informados diretamente na recepção da hospedagem. Não nos responsabilizamos por possíveis ocorrências durante a prestação do serviço realizado por terceiros e recomendamos que o viajante visite o site e as qualificações do mesmo em sites específicos.

Alguns destinos possuem disponibilidade de quartos privativos com 1 cama casal ou 2 camas de solteiro, com acréscimo no valor do pacote contratado. Nos consulte antes de sua compra.

Roteiros

A participação em nossos roteiros é totalmente opcional. Nosso guia estará disponível para esclarecimentos, orientando e facilitando a execução de cada ponto sugerido. Você poderá acompanhá-lo ou então aproveitar a viagem à sua maneira, criando suas próprias opções de lazer.
As sugestões e dicas são informadas diretamente pelo guia com todos os horários e atividades propostas.
Para que consigamos aproveitar todo o roteiro oferecido e seguirmos a programação estipulada, é muito importante respeitar os horários definidos, fique sempre atento a estas informações.

Neste momento a Trip da Criss ainda não está operando por meio aéreo, apenas terrestre.

Moedas

Visando maior economia, sempre indicamos que você leve dinheiro em espécie consigo e faça a conversão nos países visitados, que tem melhores valores.

Quanto aos cartões de crédito, indicamos usá-lo somente em caso de extrema necessidade, pois a cotação é feita em cima do dólar, mais caro que a moeda local, além dos impostos. Lembre-se de informar o seu banco e desbloquear o uso do cartão nos países que irá visitar.

Para sua alimentação e custos no trajeto, fique tranquilo que nossos guias irão sempre estar antenados a esta questão e formalizaram no grupo de whatsapp, pois pode variar dependendo do destino.

Em primeiro lugar, você precisa definir quanto vai gastar por dia durante a viagem. Calcule as despesas como alimentação, compras e ingressos em passeios e museus. Logo após, multiplique pelo número de dias que irá permanecer no destino. Depois, comece comprando dólar aos poucos até a data da viagem. Mesmo se for usar cartão, leve dinheiro em espécie. Recomendamos levar de 300 a 600 reais já convertidos na moeda local.
Mas lembre - se: Nosso guia irá passar algumas orientações de vivências anteriores para o destino, ajudando assim na sua tomada de decisão.

Também é possível fazer transferência por empresas internacionais e sacar o dinheiro em espécie nas agências do país onde você estiver. O problema é que, nesses casos, você paga a cotação do dia do saque, mesmo se for desvantajosa. Também, corre-se o inconveniente de o local de saque estar fechado devido ao horário, ser final de semana ou feriado.

1- Conta internacional. É a opção mais vantajosa economicamente, segundo os especialistas, ainda mais se você viaja muito. As contas globais usam como base a cotação comercial (a mais baixa) das moedas estrangeiras e as transações de compra da moeda. Outra vantagem é que se sobrar dinheiro depois da viagem você ainda pode converter o valor para outra moeda por uma taxa menor do que se fosse trocar por papel-moeda;

2- Dinheiro em espécie. É recomendável levar pelo menos parte do dinheiro em cash, já que nem todo estabelecimento aceita cartão. Mas não exagere, porque além de não ser seguro carregar consigo grandes quantidades de dinheiro, a taxa usada é a do câmbio turismo, que é mais alta;

3- Cartão pré-pago. É uma opção prática e segura, mas segundo especialistas está caindo em desuso porque é menos vantajosa. Os cartões pré-pagos como Visa Travel Money e MasterCard Cash, por exemplo, operam na taxa de câmbio de turismo.
4- Cartão de crédito brasileiro. É bom levar seu cartão de crédito, desde que ele possa ser usado no exterior, como reserva de emergência. É útil para uma compra inesperada ou para fazer algo diferente que saiu dos seus planos, mas não se esqueça de que é a opção mais cara. O câmbio usado é o do dia da compra, por isso não dá para comprar dólar com antecedência e garantir o melhor câmbio. A menos que seu cartão esteja com uma ação especial de pontos mais vantajosa que o normal para trocar por benefícios, evite usá-lo;

1- Programe-se. Mesmo se a sua viagem ainda não estiver marcada ou as passagens não tiverem sido compradas, agora também é um bom momento para começar a adquirir dólares para possíveis viagens futuras. Assim, você aproveita os momentos de baixa do câmbio, como o desta semana.

2- Calcule quanto precisa e compre aos poucos. Há especialistas que recomendam levar de US$ 300 a US$ 600 em espécie por pessoa. Mas o valor total (em cartão ou conta internacional) depende do tempo em que vai ficar fora e dos programas.

3- De qualquer modo, vá comprando aos poucos para conseguir um preço médio. Por exemplo, se vai levar US$2.000 no total, e a viagem é daqui a quatro meses, compre US$500 por mês. "Assim dá para economizar bastante em relação a quem deixar para comprar na última hora".

Desembarque

O local de desembarque geralmente ocorre no lado oposto ao embarque, o mais próximo possível, obedecendo sempre às leis de trânsito brasileiras. Esta informação o guia responsável abordará no grupo de whatsapp.

Cancelamentos

Quando não atingirmos o número mínimo de participantes viável para realizar a atividade ou quando as condições climáticas possam oferecer riscos aos participantes. Para saber mais, acesse nossa política de cancelamento.

A Trip da Criss preza sempre pela segurança de seu cliente. As viagens serão adiadas quando houver alto volume de chuva ou quando o clima possa colocar em risco os participantes. A Trip da Criss conta com uma equipe especializada que está sempre acompanhando aos institutos com informações seguras para este fim, com o intuito sempre de promover uma boa experiência para seu cliente.
A viagem poderá ser transferida ou cancelada. Como a questão climática, não é algo que a Trip da Criss consiga controlar, o valor pago ficará ou como crédito para outras viagens ou poderá utilizar o valor para o mesmo passeio em outra data. Não há no que se falar em reembolso nestas questões tal qual preconiza nossa política de cancelamento.

A base legal utilizada pela nossa agência no que tange ao cancelamento é a lei no Turismo. A Trip da Criss trabalha com pagamento antecipado aos seus fornecedores. Ou seja, no momento que a viagem já tem data agendada e está em nosso site, quer dizer que a empresa de transporte já está contratada, os ingressos nos casos de passeios com ingressos inclusos já foram comprados. Portanto o cancelamento poderá ocorrer somente dentro dos prazos estipulados por nossa política de cancelamento. No entanto, se você tiver interesse, poderá realizar a transferência do valor para outra titularidade, isto sim, ocorrendo dentro dos prazos estipulados em nossa política.

Infelizmente por não ser questões de responsabilidade da Trip da Criss, onde não temos uma ação de resolução, infelizmente não realizamos reembolso. Como explicamos em outro tópico, realizamos os pagamentos aos fornecedores de forma antecipada.

No momento que o cliente não está em um de nossos locais de embarque seja por qual motivo for, não há reagendamento..

Contrato e Políticas

Sim, trabalhamos com o contrato o qual o cliente assina no momento que está realizando a compra em nosso site. Após a compra, o cliente também tem acesso ao mesmo acessando pelo rodapé de nossa página.

Nossa agência preza sempre pela clareza e respeito com seus clientes. Desta forma, todas as nossas regras e forma de trabalho são disponibilizadas em vários momentos de interação com o cliente. A política de cancelamento por exemplo, você recebe o acesso no ato da compra, quanto precisa realizar a leitura e dar o aceite, publicamos e falamos sobre ela nos grupos de whatsapp sobre nossas viagens.